skip to Main Content

Como segurar seu bebê

O bebê nasce sem controle do movimento do pescoço e portanto, não controla o peso da cabeça, só adquire essa habilidade próximo ao segundo mês de vida. Até esse controle ser estável o bebê “balança” sua cabeça, alternado um controle melhor e um controle mais pobre. Qual a questão disso? Quando tiramos o bebê do berço ou outra superfície e, especialmente quando carregamos ele em posição vertical, devemos ter o cuidado de sustentar a cabeça para evitar que esse descontrole cause um chicote cervical (figura 1). Na base do crânio temos a saída de nervos importantes para o controle digestório, respiratório e cardíaco.

Pelo mesmo motivo não devemos usar dispositivos que verticalizam o bebê antes dele estar realmente pronto para isso. As famosas cadeirinhas vibratórias ou “bebê-conforto”. Claro que as famílias (especialmente as mães) precisam das mãos livres para comer, fazer o tal do home-office mas devemos colocar o bebê o menor tempo possível ali. Ele precisa do chão para se desenvolver. O único momento inegociável para o uso do “bebê-desconforto” é no carro. QUALQUER trajeto. Esses dispositivos são feitos para proteger em caso de acidente, por isso eles ficam bem afundados e não devemos cobrir os espaços com enchimentos. A ideia é seguir a sugestão do fabricante. Eles às vezes choram muito, dá peninha e vontade de retirá-los, mas não devemos fazer isso. Eu costumava parar o carro e conversar com a Bia, explicava a ela que era necessário e seguro, às vezes amamentava no meio do caminho…
Vale lembrar que trabalhos sobre plagiocefalia consideram o aumento no risco de desenvolvimento da assimetria, bebês que são menos estimulados no seu desenvolvimento. Usar esses dispositivos por um tempo maior, reduzem a possibilidade explorar a mobilidade e verticaliza o bebê antes dele estar pronto. Então o recado é: Deixe seu bebê no chão, brinque com ele e inicie a posição de bruços precocemente e quando for retirá-lo ou colocá-lo em qualquer superfície, sustente a cabeça. Seguem abaixo as figuras de como devemos retirar os bebês da superfície e como segurá-los (figuras 2 e 3).

 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top